Dia Europeu Sem Carros

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) saúda todos aqueles que das mais diversas formas aderiram ou venham a aderir ao “Dia Europeu Sem Carros”. A FPCUB tem estado empenhada no sucesso da iniciativa em diversas cidades portuguesas, prevendo um programa de actividades para vários pontos do país com o objectivo geral de continuar a sensibilizar a opinião pública e os decisores políticos (governo e administrações central e local) para a importância e necessidade de serem criadas condições seguras para a utilização da bicicleta, como alternativa ao uso do automóvel.

Desde a sua fundação que a FPCUB promove a bicicleta tanto para fins recreativos e de lazer como para uma utilização urbana e diária. Tem também reivindicado a criação de infra-estruturas para a sua utilização, nomeadamente ciclovias, para além de alterações ao código da estrada e restrições ao uso do automóvel sempre que se ofereçam alternativas.

A FPCUB defende que a bicicleta deve ser entendida como parte da solução para os problemas de tráfego e de ambiente nas cidades, integrada numa política geral de melhoria da qualidade do ambiente urbano e de mobilidade sustentável (ou nas políticas de ambiente e transportes), que pode ser executada à custa de baixos recursos financeiros e com benefícios económicos, privilegiando-se conjuntamente o transporte público colectivo.

Considera que a comemoração do “Dia Europeu Sem Carros” em várias cidades do país deva ter como consequência uma alteração de comportamentos, mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e de cidadania, de partilha das cidades e respeito pela qualidade de vida.

A FPCUB orgulha-se de ter sido a primeira ENTIDADE A DEFENDER A BICICLETA COMO MAIS VALIA AMBIENTAL, de TER FEITO ESCOLA E CONTINUAR na vanguarda

POR UMA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL, POR UM PORTUGAL CICLÁVEL

Conselhos

NO “DIA EUROPEU SEM CARROS” (e também nos outros dias) contribua para:

– O descongestionamento do espaço público

– Um melhor ambiente

– Cidades mais sustentáveis

– A qualidade de vida

– Partilha de responsabilidades

– A necessária mudança de comportamentos e atitudes

AJUDE A FAZER DE TODOS OS OUTROS DIAS UM “DIA COM MENOS CARROS”

Se é automobilista:

– Troque o automóvel pelo transporte público e/ou pela bicicleta;

– Descubra de outra forma a cidade onde vive ou trabalha;

– Não estacione nos passeios;

– Se necessitar de conduzir, ao volante do automóvel redobre a atenção para com os outros utentes da via pública, em especial peões e utilizadores de bicicleta;

– Cumpra todas as regras, não pela sua obrigatoriedade mas porque o seu cumprimento garante a sua segurança e a dos outros.

Se é utilizador de bicicleta:

– Não se esqueça de cumprir o Código da Estrada, em quaisquer circunstâncias;

– Partilhe com respeito o espaço com os outros e seja amável, em especial para com os peões;

– Faça-nos chegar qualquer informação que considere importante para que possamos actuar em conformidade.

Se é autarca ou técnico com capacidade de decisão ou influência:

– Promova o uso dos transportes públicos colectivos e outros modos alternativos como a bicicleta;

– Crie condições para a libertação do espaço público para os cidadãos (passeios, praças e jardins);

– Crie condições para a utilização da bicicleta de forma segura – vias destinadas à sua circulação, zonas de "park and ride"; sinalização e informação.

– Envolva a participação dos cidadãos.