Passeio Cicloturismo “Ao encontro das crianças desaparecidas”

O desaparecimento de Madeleine McCann e o mediatismo associado ao caso alertaram a sociedade para um flagelo que afecta, anualmente, milhares de crianças em todo o mundo. O Movimento de Solidariedade Cicloturista, criado por um grupo de cicloturistas de Sines,pretende, neste âmbito, impulsionar uma corrente de solidariedade para com todas as crianças e jovens desaparecidos ao longo dos tempos.

Por isso, vai promover, durante o mês de Julho e Agosto, um périplo ao “Encontro das Crianças Desaparecidas”, com início em Lagos, passagem pelo centro e norte do país, e término em Espanha. Ao todo serão nove etapas em bicicleta desde Lagos até Santiago de Compostela, e o objectivo é que em cada nova
etapa as comunidades locais recebam o testemunho de solidariedade e lhe dêem continuidade, fazendo desta iniciativa uma acção de dimensão global. Em Espanha, iremos procurar também parcerias para que a mensagem de esperança possa prosseguir e chegar até outros países.

– Os itinerários entre as localidades pré-definidas serão estabelecidos pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e as Associações Cicloturistas locais e/ou outras.

– Os abastecimentos de águas e alimentos são da responsabilidadedo próprio ou da colectividade/intituição que solidáriamente assuma
este apoio.

– As paragens para repouso serão estabelecidas pelas instituições que definam os trajectos intermédios.

– Os transportes para os locais de início, ou o retorno a casa, deverão ser assegurados pelos próprios, clubes, associações participantes ou por outros apoios institucionais solicitados em solidariedade com a causa.

– A segurança dos cicloturistas deve ser assegurada pelos próprios, não sendo contemplada qualquer responsabilidade ao movimento solidário.

 

Documentos de Apoio:

Flyer do Programa

Contactos das Igrejas