Prologamanto da Ecopista do Rio Minho

Noticias do jornal "Publico" e "O Primeiro de Janeiro":

A Câmara Municipal de Monção abriu concurso público para a construção da 2ª fase da “Ecopista do Rio Minho”, percurso com uma extensão aproximada de 3,5 quilómetros, unindo o apeadeiro de Nossa Senhora da Cabeça, em Cortes, à ponte internacional.

 

Câmara de Monção vai prolongar Ecopista do Rio Minho em mais de três quilómetros

A Câmara de Monção abriu um concurso público para prolongar em 3,5 quilómetros a Ecopista do Rio Minho, que ligará o apeadeiro de Cortes à ponte internacional que liga aquele concelho à Galiza, anunciou hoje fonte municipal.

Em mais de dois quilómetros do percurso haverá, além da pista pedonal e ciclista com uma largura de três metros, uma via automóvel com apenas um sentido, onde será proibido circular a mais de 30 quilómetros por hora.

A ecopista e a via rodoviária serão separadas por fiadas de toros de madeira.

A Ecopista do Rio Minho, entre Valença e Monção, tem uma extensão de 13 quilómetros e abriu a 14 de Novembro de 2004, tendo resultado do aproveitamento da antiga linha-férrea que ligava aqueles dois concelhos.

Esta "via verde" ao longo da margem do rio Minho implicou um investimento total de 815 mil euros e só foi possível graças a um contrato de concessão e de utilização da antiga linha, desactivada a 31 de Dezembro de 1989, assinado entre a REFER – responsável pela rede ferroviária nacional – e as duas câmaras envolvidas.

Com uma duração de 25 anos, renovável por períodos sucessivos de cinco anos, o contrato teve início a partir da data de inauguração da ecopista, devendo os dois municípios pagar à REFER uma taxa anual de 2800 euros.

O troço de Valença, com uma extensão de nove quilómetros, custou 448 mil euros e incluiu a remodelação da antiga Casa da Vigia da Linha, na Ponte Seca, para aí ser instalado o Centro de Interpretação da Ecopista, onde figuram vários painéis que mostram todo o percurso da via e descrevem os pontos de interesse.

No mesmo espaço, é também possível conhecer a história dos caminhos-de-ferro em Valença e Monção, desde 1875 até à actualidade.

Os valores naturais proporcionados por um percurso próximo ao rio Minho, que coincide com uma área protegida pela Rede Natura 2000, poderão igualmente ser "descobertos" neste centro.

A obra do troço de Monção, que tem apenas quatro quilómetros, custou 367 mil euros e incidiu sobretudo na recuperação do apeadeiro de Nossa Senhora da Cabeça, em Cortes, com a construção de novos sanitários e de um pequeno parque de estacionamento.

A Câmara de Monção está já a preparar o projecto para a terceira fase da ecopista, que prevê uma ligação até ao parque termal da vila.

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1299742


Lançado concurso para 2ª fase da ecopista do rio Minho

A Câmara Municipal de Monção abriu concurso público para a construção da 2ª fase da “Ecopista do Rio Minho”, percurso com uma extensão aproximada de 3,5 quilómetros, unindo o apeadeiro de Nossa Senhora da Cabeça, em Cortes, à ponte internacional. O investimento ronda 900 mil euros. O primeiro lanço, entre o acesso rodoviário à ponte internacional e a ETAR de Monção, terá uma extensão de 1,4 quilómetros, englobando, além da pista pedonal e ciclista com uma largura de três metros, uma via automóvel com apenas um sentido (Monção – ETAR).
No lanço seguinte, entre a ETAR e o Lagartão, na freguesia de Cortes, está prevista uma obra semelhante nos 700 metros de dimensão deste trajecto. Em ambos os lanços, será colocada uma fiada de toros de madeira entre a via automóvel e a ecopista espaçados em 1,25 metros. A velocidade máxima rodoviária permitida será de 30 quilómetros/hora.
O terceiro lanço, numa extensão de 800 metros unicamente destinada a ecopista, far-se-á entre o Lagartão e o apeadeiro de Nossa Senhora da Cabeça. Paralelamente, será executado um quarto lanço, entre as “Vianas” e o antigo posto alfandegário, junto à ponte internacional, cuja extensão será de 500 metros.
Considerando a envolvente ambiental associada a esta empreitada, houve uma preocupação em manter as características naturais daquele espaço.
A “Ecopista do Rio Minho”, entre Monção e Valença foi a primeira do país executada em antigas linhas-férreas da CP, sendo muito procurada por amantes da natureza e desportistas tanto de Portugal como da Espanha.

Fonte: http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=fa588834edfd64fa16c391a3cdcb4749