Orientação em BTT começa em Monsaraz e percorre o país em 12 provas

Está definido o calendário de Orientação em BTT para 2007/08, que irá começar em Monsaraz no próximo dia 22/Set, e que em 12 fins de semana vai percorrer diferentes zonas do país, terminando em Espanha a 8 Jun do próximo ano.

O calendário detalhado é:

22 e 23 Set 07 – Monsaraz
27 e 28 Out 07 – Alcácer do Sal
24 e 25 Nov 07 – Vila Nova Barquinha
8 e 9 Dez 07 – Trofa
12 e 13 Jan 08 – Sintra
16 Fev 08 – Penela
23 e 24 Fev 08 – Torres Vedras
1 e 2 Mar 08 – Boticas
5 e 6 Abr 08 – Grândola
25 a 27 Abr 08 – Cantanhede
17 e 18 Mai 08 – Soure
7 e 8 Jun 08 – Madrid

Para esta primeira prova em Monsaraz estão a ser preparados dois percursos de distância longa, num mapa novo localizado em Sto. António de Baldio, no concelho de Reguengos de Monsaraz, com o Grande Lago do Alqueva mesmo ali ao lado.

O site completo desta 1ª prova pode ser consultado em http://oriadfa.no.sapo.pt/ e sobre as restantes provas no site da FPO www.fpo.pt .

Para quem está menos habituados a estas provas de orientação em BTT podem consultar alguns links de reportagens televisivas de provas anteriores para aguçar o apetite:
http://www.portugalecoaventura.pt/videos/Otv1-Torres_Vedras-web.WMV
http://www.portugalecoaventura.pt/videos/Otv10-OBttAlcanena.wmv
http://www.portugalecoaventura.pt/videos/Otv13-CNOBtt.wmv
http://www.portugalecoaventura.pt/videos/OTV21-OriBTTCostaAlentejana.wmv

Estas provas de Orientação em BTT estão abertas a todos os participantes, que podem participar de forma individual, em pares ou em grupos nos escalões de Orientação Para Todos – OPT:
– OPT1 – Fácil
– OPT2 – Médio
– OPT3 – Difícil

O percurso numa prova de Orientação é feito pelo próprio BTTista que tem de seguir o mapa fornecido pela organização, e passar pelos vários pontos de controlo que constituem o seu percurso. Para tal terá de optar entre os vários caminhos possíveis, jogando com a estratégia de subidas/descidas que terá de fazer, caminhos mais curtos/longos mas com pior/melhor piso, e tentando não se enganar nos vários cruzamentos/opções, por forma a não se perder e encontrar todos os pontos de controlo.

É sem dúvida uma actividade aliciante que alia o prazer do BTT à escolha da melhor estratégia para realizar todos os pontos do percurso. Não ganha o mais rápido necessariamente, mas sim o que conseguir fazer as melhores opções para mais rapidamente fazer o percurso.

Para quem não está interessado na competição e no tempo que demora, é também uma óptima actividade para variar dos passeios do dia a dia, e descobrir novos trilhos, com o aliciante da procura e descoberta do ponto de controlo seguinte.

Este é um desporto para ambos os sexos e todas as idades, pois numa prova de OriBTT cerca de 20% dos participantes são senhoras, e existem pessoas dos 12 aos 60 anos a participar, pois existem sempre percursos adaptados para cada escalão etário, existindo cerca de 20 percursos distintos preparados para cada tipo de participante, e assim todos se divertem, podendo um jovem de 15 anos, demorar o mesmo tempo que um elite masculino, ou que uma senhora de 40 anos, pois cada um deles tem um percurso diferente, adaptado em termos de distância, desnível e complexidade de orientação.

Apareçam numa destas provas e vão ver como é fácil e divertido fazer Orientação em BTT. Porque não começar já em Monsaraz?