8 de Dezembro- XI Passeio de bicicleta Sintra Património Mundial

Passeio de bicicleta "XI Sintra Património Mundial" – 8 de Dezembro

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores e Bicicleta (FPCUB) está a promover a realização de um passeio de bicicleta no concelho de Sintra no dia 8 de Dezembro de 2007 (sábado) comemorativo de “Sintra Património Mundial”, organizado com o apoio da Câmara Municipal de Sintra pela 11º vez.

Para além da inegável beleza natural e do edificado existente na serra de Sintra ela é única em termos de valores naturais, paisagísticos e arquitectónicos com destaque para o romantismo. O Palácio da Pena além da estrutura construída está envolvido, à semelhança também do Parque de Monserrate, por milhares de árvores de várias espécies mundiais. Estes são alguns exemplos entres outros palácios, palacetes e casas senhoriais, conventos e igrejas, parques, jardins e bosques de vegetação exuberante. Tudo isto influenciou inúmeros artistas e diversas formas de arte constituindo o seu conjunto a designada "PAISAGEM CULTURAL DE SINTRA”, que levou a UNESCO a classificar Sintra como Património Mundial em 1998.


Assim este passeio pretende dar a conhecer aos participantes o concelho de Sintra, promovendo Sintra e o seu património através da bicicleta, uma forma privilegiada para a visitar turisticamente.


O passeio é aberto à participação de todos, devendo ter em conta que o percurso tem um total de cerca de 42Km. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e deverão ser efectuadas até dia 6 de Dezembro.


Concentração: 9:00 horas – Portela de Sintra (junto à C.M.Sintra)
Partida: 9:30 horas
Percurso (1ª parte): Portela de Sintra, Estefânia, Lourel, Vila Verde, Terrugem, Alto dos Moinhos, Cordiceira, Fachada, Aldeia Galega, Mato Grande, Gouveia, Fontanelas, Azenhas do Mar, Praia das Maças, Bansão, Colares, Galamares, Ribeira de Sintra, Nunes Carvalho, Cinema Carlos Manuel, Soldado Desconhecido, Av. Alfredo Costa – Palácio da Vila
Abastecimento: 11:00 horas
Reinício: 11:15 horas – Palácio da Vila

Percurso (2ª parte): Estação C.F, Portela, Ouressa, Av. Chabi Pinheiro, Rotunda Bela Vista, Igreja Algueirão, Sacotes, Campo Raso, Modelo, Lourel, Estefânia – Portela de Sintra
Chegada – Portela de Sintra – 12:00 horas


Informações e inscrições:
Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta
Secretariado: R. Bernardo Lima, 35, 2º B, 1150 – 075 Lisboa
Tel.: 213159648, Fax: 213561253 E-mail: fpcub@fpcub.pt , Web: www.fpcub.pt