Passeio comemorativo de Sintra Património Mundial

Passeio de Bicicleta comemorativo de Sintra Património Mundial

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) organiza anualmente no dia 8 de Dezembro um passeio de bicicleta no concelho de Sintra, comemorativo do Aniversário da passagem de Sintra a Património Mundial, estatuto atribuído pela UNESCO em 1995.

Consciente da importância da bicicleta como mais valia ambiental e numa perspectiva de um turismo sustentável (para além da importância inequívoca como parte da solução dos problemas do tráfego, poluição, e saúde pública, demonstrada em muitas cidades da Europa e do mundo) a FPCUB inclui este passeio no âmbito do seu projecto “Conservar a Natureza em Sintra”, que tem contado com o apoio do IPAMB (Instituto de Promoção Ambiental), com os seguintes principais objectivos:

– Dar a conhecer as características e importância natural da serra de Sintra, através de actividades de interpretação e visitas de sensibilização para a importância das áreas naturais como relíquias do passado para as gerações futuras e como parques de biodiversidade.

– Demonstrar que uma área natural como a de Sintra-Cascais pode ser cenário para actividades de educação ambiental.

Com este projecto pretende-se preservar o Património Natural da Serra de Sintra sem proibir a utilização do ambiente, através da utilização da bicicleta de forma ordenada.

Área de Paisagem Protegida Sintra-Cascais

“Diante do Oceano Atlântico, a serra de Sintra distribui a humidade de acordo com o jogo das exposições e, em certos trechos da paisagem, a árvore associada a um emaranhado de liames, assume um ar de floresta densa. Falésias, arribas baixas, praias, dunas e o Cabo da Roca pautam a orla marítima. Parques da Pena e de Monserrate, Castelo dos Mouros, monumentos, quintas e interessantes exemplos de arquitectura popular humanizam a natureza mas o seu encaixe tão perfeito na paisagem faz parecer que sempre ali estiveram e que também são naturais.”