IV SEMANA EUROPEIA DE CICLOTURISMO – 6 a 12 de JULHO de 2008

PRESS RELEASE
Sesimbra espera 700 participantes (portugueses e estrangeiros)
IV SEMANA EUROPEIA DE CICLOTURISMO

A FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta) está a organizar a IV Semana Europeia de Cicloturismo em Portugal que terá lugar de 6 a 12 de Julho de 2008, em Sesimbra.

Sesimbra, situada a 30 km ao sul de Lisboa, é um concelho cheio de contrastes que vos oferecerá momentos únicos. A presença constante do oceano une na perfeição a actividade piscatória com a aptidão natural para o turismo, fazendo com que muitas pessoas escolham a região como o seu destino de férias. A "Lagoa de Albufeira", as extensões de areia da praia do Meco, as escarpas do "Cabo Espichel”, os locais escondidos entre as rochas e a baía de Sesimbra tornaram esta costa tão especial.

O peixe é um dos elementos indissociáveis da gastronomia de Sesimbra assim como o queijo, o pão caseiro, o mel e o vinho são outros produtos característicos desta região. O seu património é outra das suas atracções turísticas. O Castelo Mediaval, o Santuário do Cabo Espichel, a Fortaleza de Santiago e a “Capela do Espírito Santo dos Mareantes” são excelentes pontos de referência, mas existem dúzias de outros locais na vila ou ao longo da costa que guardam importantes momentos da História.

Falésias, praias, floresta, passeio pedestres e a cavalo, a história, pegadas de dinossauros, desportos náuticos, mergulho, observação de Golfinhos no rio Sado (junto a Sesimbra), golf, boa comida… vão encontrar de tudo um pouco o que vos pode dar prazer e alegria de viver.

Entre 6 e 12 Julho de 2008, Sesimbra será o ponto de encontro dos cicloturistas da Europa para participarem na IV Semana Europeia de Cicloturismo UECT 2008, organizada pelo Núcleo Cicloturista de Sesimbra e pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (www.fpcub.pt).

O programa está feito e os percursos escolhidos de forma a permitirem visitas a pontos de interesse turístico. Cada participante pode escolher a hora de início do seu passeio diário (não guiado) e a kilometragem (30, 60 ou 90 km por dia, aproximadamente). Os percursos estarão sinalizados. No final de cada dia haverá animação no Parque de Campismo e menus de degustação com produtos da região oferecidos pelos apoiantes do evento. No dia 6 (Domingo) terá lugar a cerimónia de abertura (junto ao Largo da Marinha) com a presença de todos os participantes e as bandeiras dos países dispostas na Marginal de Sesimbra, seguindo-se um passeio de apresentação (guiado) que culminará com uma Sardinhada e vinho da região. No dia 11 à noite terá lugar a cerimónia e jantar de encerramento e a passagem de testemunho ao próximo país.

Para todos os participantes que irão acampar (em tenda, camping car ou caravana) reservámos uma grande zona de parque de campismo, com uma vista fabulosa sobre o mar e apenas a 1 km do centro da vila de Sesimbra. Outros optaram por uma diversificada oferta de quartos, hóteis e residenciais da região.

A FPCUB já organizou vários eventos em Portugal como este. Portugal é um país caloroso reconhecido por ser bom hospitaleiro. Gostamos de receber os turistas porque temos orgulho nas belas paisagens que temos para mostrar.

Contactos: 351-213561253 (fax), 351-213159648 (telefone)
E-mail : fpcub@fpcub.pt
Rua Bernardo Lima Nº 35, 2ºB – 1150-075 LISBOA – PORTUGAL

ou

Apartado 4031 – 105-001 LISBOA-PORTUGAL