2º Passeio Benfica Ciclável

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta realizou mais um evento no âmbito do projecto Benfica Ciclável. O 2º passeio teve lugar no dia 27 de Junho de 2009 com início junto ao parque de estacionamento do centro comercial Fonte Nova, em Benfica. Seguiu-se depois pela Estrada de Benfica – Av. Grão Vasco – Alameda Padre Álvaro Proença –  R. das Garridas, com uma paragem junto à estação da CP/R. da Venuzuela. Os participantes desceram depois a Av. Gomes Pereira com paragem nas instalações da Junta de Freguesia de Benfica onde a FPCUB apresentou o projecto e os seus objectivos numa sessão informal. Após a sessão o passeio continuou pela Av. Gomes Pereira – Av. do Uruguai – Av. Mal. Teixeira Rebelo. Junto ao Hospital da Luz optámos por circular por parte da ciclovia que está a ser implementada pela CML até à Estrada da Correia, onde fizemos uma paragem nas instalações do ISLA (parceiro do projecto) para a foto de grupo. Regressámos depois ao Fonte Nova pela Avenida Lusíada – Av. do Colégio Militar – Estrada de Benfica e Rua Prof. José Sebastião e Silva.

VEJA AQUI AS FOTOGRAFIAS

O "Benfica Ciclável" foi um dos 16 projectos vencedores, de entre 143, que concorreram ao Projecto Global do Fundo ONG – Componente Ambiental, lançado pela "eea-grants – Mecanismo Financeiro Norueguês", financiado pela Noruega, assim como pela Islândia e Liechtenstein, e do qual Portugal é beneficiário. O programa, que tem a APA como entidade intermediária e responsável pela distribuição dos fundos, pretende criar em Benfica as condições necessárias à promoção e utilização da bicicleta pela população (em especial a estudantil que se estima em mais de vinte mil pessoas).

O projecto, que conta com o apoio de entidades como a Refer, Metropolitano de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, entre outros, prevê 12,5 quilómetros de trajectos cicláveis com pontos de tomada/largada/estacionamento de bicicletas.