Carta da FPCUB aos Partidos Políticos

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) redigiu e enviou uma carta a todos os partidos politicos com assento parlamentar à data, que se transcreve.

Anexamos ainda o documento de resposta ao questionário do IMTT que seguiu juntamente com a carta.

(clique em continuar)

 

 

 

A conjuntura actual, obriga-nos a tomar atitudes pro-activas, face às adversidades dos próximos anos.

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), tem vindo a defender há mais de 20 anos, as questões que vimos agora trazer a vossa atenção.

Ao longo das últimas décadas do século passado, e em maior expressão nos últimos 10 anos, têm-se observado não só na Europa, mas em todo o Mundo, um crescimento do recurso à bicicleta como meio de transporte. O investimento neste modo, não deve ser encarado como um aumento nos custos, mas sim uma oportunidade para gastar menos, pois apresenta-se como uma alternativa muito mais económica (tanto para o estado, como para os cidadãos). É uma oportunidade de poupar energia, poupar recursos financeiros, de melhorar a saúde da população e de melhorar a qualidade do espaço público das nossas cidades.

Na certeza de que V.Exas estão cientes destas questões, a FPCUB considera da maior importância e oportunidade, que o programa do seu partido tenha em conta esta temática. Junto anexamos a nossa resposta ao questionário lançado pelo IMTT, no âmbito do Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e outros Modos Suaves, onde estas e outras questões estão mais desenvolvidas.

– Dar continuidade ao Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e outros Modos Suaves.

– Alteração do Código da Estrada reforçando direitos de ciclistas e peões

– Criação de incentivos fiscais para particulares e empresas, que promovam a utilização da bicicleta e dos transportes públicos.

– Promover cidades mais sustentáveis, mais humanizadas e menos dependentes do automóvel particular, combatendo a periurbanização e fomentando os conceitos do Novo Urbanismo (ao invés da já obsoleta Carta de Atenas).

Com os nossos melhores cumprimentos, e sem prejuizo da melhor atenção que V.Exas. vão dar ao assunto, que agradecemos, colocamo-nos à vossa disposição para quaisquer questões que nos queiram colocar.

Anexos: