A Manifestação, os atropelamentos e o Código da Estrada

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) tem vindo, nos últimos 15 anos, a insistir quer com a Direcção Geral de Viação quer com a agora ANSR, para que o Código da Estrada sofra alguma alteração favorável às bicicletas. Obteve alguns progressos tímidos, como o caso das rotundas, do transporte de crianças em cadeira na bicicleta, assim como a eliminação da chapa de matrícula nas bicicletas. Tem vindo a reunir com a secretaria de estado da Administração Interna e com a ANSR no sentido de melhorar o actual código da estrada. Mais recentemente faz parte da unidade de missão para a elaboração da Carta da Mobilidade Ligeira por nomeação do Secretário de Estado dos Transportes, onde esta matéria foi tratada e a FPCUB manteve as suas posições face a um código que é inimigo da bicicleta.
Esta federação está expectante e espera ver todos os pontos que defendeu aprovados na próxima renovação do referido código.
A FPCUB conta ainda receber na manifestação que está a organizar no dia 19 (já com 22 cidades aderentes) uma moção de confiança de forma a poder continuar a exigir um código da estrada cada vez mais amigo da bicicleta.