Barómetro da Bicicleta – Inquérito 2023

Quer ande, quer não ande ou não saiba andar, este inquérito é para toda a população responder!

O Barómetro da Bicicleta – edição 2023 é um inquérito que está disponível online (https://forms.gle/cRYUUEs5HHsBshd8A) até ao final do mês de outubro de 2023 e dá a oportunidade a todos de dar voz aos motivos pelos quais usam e/ou não usam a bicicleta como gostariam.

As organizações iniciam assim um trabalho que permitirá, no futuro, conhecer a realidade da utilização da bicicleta em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países. Para além disso este será um trabalho efetuado anualmente, permitindo assim também acompanhar a evolução. Em Portugal as associações e ONGs que promovem a mobilidade ativa não dispõem de dados oficiais concretos e fiáveis que tracem a realidade no terreno.

Em Portugal existem apenas os dados recolhidos através dos Censos, que são bastante limitados em matéria de mobilidade, sobretudo no que se refere aos modos ativos (pedonal e ciclável).

Esta ausência de dados dificulta o trabalho das organizações, a sua capacidade de argumentação com as entidades locais e nacionais na implementação de estratégias de promoção da mobilidade ativa e enviesa o debate sobre estas questões.

Os dados serão divulgados publicamente, ainda que devidamente anonimizados.