Rota Ibérica – Futura Rota EuroVelo 16

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) vem, no Dia Mundial do Turismo, anunciar que a Rota Ibérica, que ligará Lisboa a Pamplona via Madrid, é candidata a fazer parte da EuroVelo (Rede Europeia de Ciclovias), como futura Rota EuroVelo 16, resultado da colaboração entre a FPCUB (Coordenadora EuroVelo em Portugal) e a ConBici (Coordenadora EuroVelo em Espanha).

A realização completa da Rota Ibérica está planeada para 2028 e fará com que o número total de rotas EuroVelo aumente para 18.

A futura Rota EuroVelo 16 partirá de Lisboa, já atravessada pela EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica, mas ao contrário desta, a Rota Ibérica seguirá para o interior atravessando a região do Alentejo e o seu Património Megalítico, fazendo parte do percurso a cidade de Évora (Património Mundial da UNESCO desde 1986 e futura Capital Europeia da Cultura em 2027), Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa. Atravessa Espanha e segue os rios Guadiana e Tejo até Mértola e Toledo, chegando a Madrid. Através de Saragoça, a rota segue para norte, passando pelos Pirenéus e terminado em Pamplona.

Esta nova Rota Ibérica, com 1.896 km de extensão, promete ser uma experiência única de cicloturismo, ligando duas capitais europeias a regiões rurais, plenas de autenticidade. Os cicloturistas poderão descobrir um notável património natural e cultural, combinado com excelentes vinhos e gastronomia. A criação desta rota visa ainda contribuir para combater o despovoamento em territórios vulneráveis, atrair investimento local e criar serviços para todos os turistas e, em particular, para os cicloturistas.

Futura EuroVelo 16 – Rota Ibérica e restantes rotas EuroVelo na Península Ibérica