O Sesimbra – Algarve ainda consegue mobilizar multidões.

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é um dos troços mais preservados do litoral europeu.
E foi como pano de fundo o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que este fim-de-semana, Sexta-feira dia 16, Sábado dia 17 e Domingo dia 18 de Abril, se realizou a 24ª edição do “Encontro Internacional de Cicloturismo Sesimbra/Algarve”, o 2ª Clássico mais antigo do Cicloturismo Nacional, numa organização conjunta entre Núcleo Cicloturista de Sesimbra e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, que juntou cerca de 1200 participantes, divididos pelos 3 eventos
A edição deste ano destaca-se pela junção de três actividades em paralelo, a clássica feita em estrada, o BTT fora de estrada por GPS, e a 2ª Edição de AUDAX.
O evento teve início na Sexta-feira dia 16 com o trajecto de estrada facultativo entre Santana, Sesimbra, e Setúbal, a partida foi dada junto ao parque de Campismo Valbom pelas 15 horas, numa distância de 32 kms.
No Sábado dia 17, os participantes de estrada tiveram pela frente 80 kms, ligando a Comporta a Vila Nova de Mil Fontes, com passagem por Carvalhal, Santo André, São Torpes, Porto Covo, onde chegaram por cerca das 12 horas ao Parque de Campismo do SITAVA.
No Domingo dia 18, último dia do evento, os participantes de estrada saíram pelas 8 horas da ponte de Vila Nova de Milfontes, pela frente 95 kms, até Vila de Bispo, com passagem por Cabo Sardão, Fataça, Odeceixe, Rogil, Aljezur, Bordeira, Carrapateira, e a chegada a Vila do Bispo a acontecer depois das 12 horas.

sesimbra_algarve.jpg

A parte de BTT teve início no Sábado dia 17 em Tróia pelas 8 horas, com a ligação a Odemira. No Domingo dia 18, foi a ligação de Odemira a Vila de Bispo, ambos os dias foram percorridos com GPS, numa totalidade de 265 kms.
A parte do AUDAX, foi realizada apenas no Domingo dia 18, com concentração em Porto Covo, e saída pelas 9:30, pela frente tiveram cerca de 108 kms para percorrer.
Apesar do mau tempo (temporal previsto), o espírito do Sesimbra-Algarve ainda conseguiu deixar estupefactos todos os que aderiram a esta iniciativa pela multidão em que os próprios fizeram parte. Naturalmente que, no primeiro dia, partimos e chegamos com sol e no segundo voltamos a partir com sol, tendo sido o percurso alternado com períodos de chuva forte.
Um agradecimento especial ao Conselho Executivo da Escola E + B de S. Vicente de Vila do Bispo que cedeu o seu refeitório e as suas instalações para receber todos os participantes, ainda à Câmara Municipal de Sesimbra e Vila de Bispo, aos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, pelo apoio dado ao evento, como ainda um agradecimento especial à Brigada de Trânsito da GNR, pelo exemplar acompanhamento que fez em prol da segurança de toda a caravana.
A FPCUB fez ainda deslocar uma equipa de cozinheiros para o Refeitório da Escola E + B de S. Vicente de Vila do Bispo e ofereceu o almoço a todos os participantes, bem como distribuição de lembranças da Câmara Municipal de Vila do Bispo a todas as equipas, criando um grande almoço de confraternização.