Nota de Imprensa | Dia Mundial da Bicicleta na Assembleia da República – 3 de Junho de 2020

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA), a Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (COPPT) – das quais a FPCUB foi fundadora, e a ABIMOTA, assinalarão simbolicamente o Dia Mundial da Bicicleta (decretado por unanimidade pela Assembleia Geral da ONU em 12 de Abril de 2018 por 193 Estados Membros, com especial empenho do Secretário-Geral da ONU Eng. António Guterres) na próxima quarta-feira, 3 de junho, às 14h00, dirigindo-se à Assembleia da República para entregar ao Presidente da Assembleia da República e aos grupos parlamentares um guia recentemente publicado pela FPCUB sobre a promoção da utilização da bicicleta durante o Covid19 (ver Anexo I), respeitando as devidas distâncias de segurança. Convidámos também a estar presente o Senhor Primeiro-Ministro Dr. António Costa, pelo seu desempenho quer outrora enquanto autarca, quer agora como Primeiro-Ministro, na promoção do uso da bicicleta.

Relembramos que esta federação já atribuiu por duas vezes o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta à Assembleia da República (em 2010 – prémio atribuído pelo voto de pesar ao nosso associado José Miguel Afonso que resultou no apelo às autoridades competentes para a criação de condições de segurança para a circulação de peões e velocípedes sem motor e de qualidade de vida nas ruas, estradas e cidades portuguesas e pela Resolução da Assembleia da República n.º 3/2009 que veio recomendar ao Governo a realização de um Plano para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves e em 2013 ao Grupo de Trabalho para a Segurança Rodoviária da Assembleia da República que deu origem à Lei nº72/2013 de 3 de setembro na décima terceira alteração ao Código da Estrada).

Acreditamos que a bicicleta pode ser um elemento central nas políticas de desenvolvimento sustentável europeu e uma aliada na transformação ecológica das nossas cidades, melhorando a qualidade de vida, assegurando a saúde pública e ajudando a relançar a economia.

No ano em que se comemora pela terceira vez o Dia Mundial da Bicicleta a sociedade civil assinalará simbolicamente o Dia Mundial da Bicicleta defendendo a promoção do seu uso, neste período pós confinamento. As cidades mudaram muito durante a pandemia e os ganhos ambientais são inegáveis. Com a saída do confinamento, a tendência está a revelar uma retoma de utilização do automóvel, implicando o regresso da poluição e maior sedentarismo. O confinamento também trouxe outros desafios para a saúde física e mental da população. Temos de incentivar, agora, mais do nunca, hábitos saudáveis de alimentação, a atividade física moderada e um combate determinado ao tabagismo ou consumo excessivo de álcool. Pessoas mais saudáveis têm menos risco de contrair o vírus e, caso o contraiam, terão maiores defesas para o combater. Pelo contrário, pessoas com doenças cardiovasculares, diabetes, doença crónica respiratória, hipertensão, são grupos de risco. Como sabemos, andar de bicicleta previne estas doenças, enquanto fumar, contribui para o aparecimento e desenvolvimento de todas elas. Foi por isso que a COPPT endereçou uma carta à Direção-Geral da Saúde(DGS) para inclusão da recomendação da limitação de fumar e usar cigarros eletrónicos na Orientação da DGS “COVID-19 – Procedimentos em estabelecimentos de restauração e bebidas” (ver Anexo II).

O uso da bicicleta per si assegura o distanciamento físico, enquanto meio de transporte, de desporto ou de lazer e é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde “Sempre que possível, considere a possibilidade de andar de bicicleta ou a pé. Isto proporciona um distanciamento físico, ao mesmo tempo que o ajuda a cumprir o requisito mínimo de atividade física diária, que pode ser mais difícil devido ao aumento do teletrabalho e ao acesso limitado ao desporto e a outras atividades recreativas.”.

Ao falar da bicicleta em Portugal temos obrigatoriamente que falar da indústria. Mais de 90% da produção em Portugal é exportada para outros países, tendo atingido no ano passado um valor superior a 400 M€ (quatrocentos milhões de euros), empregando cerca de 9.000 pessoas de forma direta e mais de 30.000 pessoas indiretamente (ver Anexo III). Neste sentido a ABIMOTA junta-se a esta comemoração simbólica do Dia Mundial da Bicicleta.

Não sendo possível assinalar o dia como nas ocasiões anteriores, esta será a nossa homenagem à bicicleta, chamando a atenção daqueles que nos representam a todos na casa da democracia, para a importância que este singelo meio de transporte, desporto e lazer pode ter nesta nova realidade que vivemos.

Lisboa, 1 de Junho de 2020

O Presidente

José Manuel Caetano – 917241793