Parceria Institucional – CycleAI

A FPCUB vem declarar uma parceria institucional com o projeto de inovação CycleAI.

Este projeto visa desenvolver uma ferramenta que permita estimar a segurança percecionada pelos utilizadores da bicicleta na via pública, tendo como intuito empoderar os mesmos pela sua própria segurança.
De forma a desenvolver a ferramenta, estão já disponíveis no website https://www.cycleai.net dois modelos de crowdsourcing:

  • uma gamificação em que o utilizador escolherá a imagem que lhe transmita mais sensação de segurança
  • um mapa onde os utilizadores de bicicleta poderão apontar os pontos negros à circulação em bicicleta

A informação dos locais do mapa será devidamente comunicada às diferentes autoridades locais para que a mobilidade ciclável seja estruturalmente melhor e, acima de tudo, mais segura.
Quanto à ferramenta de inteligência artificial espera-se que a apresentação do produto final se venha a concretizar em junho do presente ano, aquando da Velocity, evento em que a CycleAI participará por ter vencido a Hackathon da ECF.

Até lá, a CycleAI apresentará pela primeira vez o protótipo da sua criação no Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” de 15 a 17 de Abril em Barcelos organizado por esta federação e pela congénere espanhola CONBICI.
A CycleAI está a estabelecer parcerias a fim de testar o protótipo e alcançar a sustentabilidade do projeto a longo prazo.
Redes sociais da CycleAI: https://www.facebook.com/CycleAI https://www.linkedin.com/company/cycleai