RTL/F promove Cicloturismo na Rota do Vidro 2007

A Região de Turismo Leiria/Fátima está a promover, pelo quarto ano consecutivo, a iniciativa Cicloturismo na Rota do Vidro, durante os meses de Julho e Agosto. Um convite para partir à descoberta dos caminhos percorridos pelas gentes que protagonizaram a História do Vidro, uma arte com mais de 250 anos na Região.
O Cicloturismo na Rota do Vidro integra quatro percursos diferentes na zona da Marinha Grande, com o objectivo de dinamizar as infra-estruturas e a oferta turística da Região, nomeadamente no circuito da Estrada Atlântica. Requalificada a partir de uma antiga estrada florestal, a Estrada Atlântica consiste num projecto que envolve as autarquias da Nazaré, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria e Pombal. Pode considerar-se uma autêntica “estrada verde” que inclui pista para velocípedes, parques de merendas, miradouros, núcleos de educação ambiental, áreas de estacionamento adequadas, entre outras valências.
Os percursos desenrolam-se a partir dos Postos de Turismo das Praias da Vieira e São Pedro de Moel, locais onde as bicicletas são disponibilizadas gratuitamente, mediante um pré-registo. São dez as bicicletas distribuídas pelos dois postos, que se encontram abertos ao público das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, de terça a domingo, de 1 de Julho a 31 de Agosto.
Os percursos são circulares, de dificuldade moderada, em ciclovia e estrada florestal, têm uma extensão de cerca de 10km e prevêem uma duração de aproximadamente de duas horas e meia cada. Assim, a partir da Praia da Vieira sugerem-se dois percursos que apontam a passagem pela Praia do Samouco e pela Fonte da Formosa; a partir de São Pedro de Moel os outros dois percursos propostos incluem a passagem por Marinha Grande e pela Estrada Atlântica.

16/07/2007