Artigos e Fotos dos Passeios FPCUB

  • Data: Segunda-feira, 07 de Junho de 2010 às 08:12

Nota: em todos os passeios informais de bicicleta publicitados nesta página, a responsabilidade da informação e da organização é do seu organizador, cabendo à FPCUB a divulgação.

A FPCUB informa que já estão disponíveis as fotos e artigos sobre os últimos passeios organizados pela FPCUB.

Minho Florido (29 e 30 de Maio):
Lisboa Antiga em Bicicleta  (6 de Junho):

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), organizou no passado dia 6 de Junho o evento “Lisboa Antiga em Bicicleta” no âmbito do Projecto Benfica Ciclável comemorando também o Dia Mundial do Ambiente, para percorrem uma Lisboa para muitos desconhecida, de uma forma mais suave, sem stress mas com alguma adrenalina pelo meio, onde os participantes foram convidados a subir e descer algumas das calçadas mais típicas de Lisboa, como a Calçada da Bica, Calçada do Lavre e Calçada da Glória.

A Concentração ocorreu pelas 8h30 na Praça do Comércio, Domingo dia 6 de Junho de 2010, com 482 participantes inscritos, os quais iniciaram as pedaladas pela rua da Prata, seguindo a rua da Madalena, Sé de Lisboa, entrando pelo Bairro de Alfama, São Tomé, e o Miradouro das Portas do Sol, lugar onde se efectuou a primeira paragem e reagrupamento.

O passeio continuou depois por São Tomé, Calçada de Santo André, Calçada da Mouraria, Martins Moniz, Largo de São Domingos, e Largo da Anunciada, onde os participantes tiveram uma nova paragem de reagrupamento, sendo os mais radicais convidados a subir e a descer a Calçada do Lavre. Retomadas as pedaladas, foi tempo de atravessar a Av. Da Liberdade, e subir a Caçada da Glória, até ao Bairro Alto, onde no Jardim de São Pedro de Alcântara, foi feita outra paragem de reagrupamento, ao mesmo tempo o miradouro do jardim permitiu contemplar Lisboa.

Retomou-se o percurso pelo Bairro Alto dentro pela rua do Século, depois veio a Caçada do Combro, a Calçada da Estrela, seguindo-se pela Av. D. Carlos I, Santos, Av. Índia, Alcântara, e após a passagem do viaduto, juntos às Docas, com paragem e abastecimento de líquidos.
Seguindo pelo Cais de Sodré, entrando pela rua de São Paulo, até ao elevador da Bica para subir a calçada da Bica, onde depois no Largo do Camões onde se concentrou todos os participantes para não desistentes para a parte final.
Depois da concentração no Largo do Camões, o longo pelotão entrou pelo Chiado, passou pela Brasileira, e subiu até ao Largo do Carmo, onde em frente às ruínas, o percurso terminou, pelas 12 horas.
Este é sem dúvida um dos eventos mais importantes da FPCUB, com ele a FPCUB demonstra a liberdade da bicicleta na cidade, permite incentivar mais o seu uso, ao mesmo tempo que desmistifica a alegada dificuldade das sete colinas de que muitos falam.
A FPCUB com esta iniciativa divulga, promove e dá a conhecer Lisboa através da bicicleta; valoriza a oferta turística – cultural (património, gastronomia, artesanato, arquitectura, etc.); É também, uma forma de incentivar a utilização da bicicleta como forma de mobilidade sustentável, não poluente, ecológica e saudável, quer como meio de lazer, quer nas pequenas deslocações pendulares: casa – trabalho ou casa – escola, ou seja, é um despertar para a população de Lisboa, para a liberdade individual e de movimento que a bicicleta pode proporcionar a qual um.
Este evento que teve a organização da FPCUB, contou também com o apoio do El Corte Inglés, e foi promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, Departamento de Ambiente e Espaços Verdes, o qual está inserido nos programas das festas da cidade de Lisboa, é de salientar também que todos os participantes receberam uma T-shirt alusiva ao evento.